Relatório anual

2019

“Não podemos moldar as crianças de acordo com os nossos sentidos; Assim como nos foi dado, por isso devem ser tidos e amados.

(Depois de Johann Wolfgang von Goethe)

Introdução e nova declaração de missão

Caros pais e festas interessadas no jardim de infância

O ano de 2019 caracterizou-se pelo desenvolvimento da nossa declaração de missão e pela procura de uma equipa nos nossos dois grupos.

Temos o prazer de deixá-lo participar no nosso desenvolvimento do jardim de infância e da nossa vida através do nosso relatório anual.

A nossa nova declaração de missão foi concluída na primavera de 2019. Gostaríamos de lhe apresentar isto.

Modelo:

Quem somos – a nossa identidade

O Kita Pinocchio é uma oferta de cuidados familiares complementares para crianças a partir dos 4 meses de idade até à entrada na escola.

No nosso dia-a-dia juntos experimentamos apreço, humor e momentos de felicidade.

Vemos o jogo como um elemento-chave de desenvolvimento.

Somos uma creche que vai junto com a corrida anual da natureza. Com o nosso próprio jardim, exemplificamos a consciência das crianças sobre o seu mundo.

Tratamos famílias de diferentes culturas com abertura.

O que fazemos – a nossa missão

Damos às crianças igualdade de oportunidades. Experimentam-se como parte de um grupo e aprendem a encontrar o seu lugar.

Damos espaço para a participação apropriada para a idade. Levamos a sério as necessidades e preocupações das crianças e dos pais.

Oferecemos campos de aprendizagem que estimulam todos os sentidos e os encorajamos a descobrir. As crianças são reforçadas pela segurança e segurança, a fim de ganhar confiança em si mesmas e no seu mundo.

Apoiamos o desenvolvimento da linguagem e as competências individuais. Em caso de disputas, acompanhamos as crianças a uma solução conjunta.

Onde quer que queiramos ir – a nossa visão

Somos um centro de competências onde as famílias recebem aconselhamento especializado e ajudam com as suas preocupações.

Como ponto de encontro, esforçamo-nos por uma boa rede com parceiros sociais.

novembro de 2019

Educação contínua 2019 sobre parceria educativa & participação

Na formação deste ano, tratámos da parceria e participação educativa. Ficámos a conhecer a parceria educativa com os pais na noite dos pais. O nosso segundo tema foi a participação e as suas possibilidades na implementação com crianças pequenas.

Para tal, utilizámos a pirâmide de necessidades de Maslow para nos ajudar a reconhecer o que cobrimos destas necessidades e como podemos responder a elas no dia-a-dia do jardim de infância.

Também nos orientamos em textos do quadro de orientação, tais como:

• Participar significa participar, expressar-se, ser ouvido, participar, co-tomar decisões.
  • Para poder participar, uma criança deve sentir-se endereçada, saber disso e poder contribuir à sua maneira.
  • Uma criança que sente o sentido de pertencer e pode participar expande as suas habilidades sociais e aprende a assumir a responsabilidade.
  • A pertença e a participação abrem uma variedade de experiências de aprendizagem. São as pedras angulares de uma comunidade democrática.

Tornou-se claro para nós que, com a atitude de participação e a sua implementação, temos crianças mais equilibradas e satisfeitas no dia-a-dia.

(Pirâmide depois de Maslow)

Kita pesquisa sobre a nossa qualidade

A cooperação com os pais é muito importante para nós. Para saber como o nosso trabalho é percebido, preparamos um questionário de qualidade de dois em dois anos.

Este ano ficamos muito felizes por 2/3 dos pais lhes terem respondido.

Aqui está o resumo da avaliação:

Muito obrigado a todos os pais que tiveram tempo para dar feedback à nossa creche. É muito valioso para o nosso trabalho diário receber as suas experiências e tentamos incorporar o seu feedback no nosso trabalho.

Agora gostaríamos de partilhar convosco o resultado do feedback através de um breve resumo.

O regresso de todas as famílias foi de 60%, o que se deve ao facto de alguns pais terem levado o questionário para casa e não o terem devolvido ou deixado no verão. Assim, mais de metade deu feedback, mas quão significativos 60% são, uma vez que 40% ainda estão desaparecidos, todos podem julgar por si mesmos. Só podemos trabalhar com o feedback que recebemos. Agora cuidamos de onde algo foi especificamente explicado ou desejado e refletimos sobre estes tópicos juntamente com a equipa e a direção. No entanto, gostaríamos também de partilhar convosco o resultado, o que fazemos com este facto.

O inquérito abrangeu sete sub-áreas que nos interessaram do ponto de vista dos pais. Resumiremos brevemente cada área da seguinte forma.

1. Geral

Os pais sentem-se 93% confortáveis. A abertura dos colaboradores kita, bem como a flexibilidade para situações pessoais são muito apreciadas. A atmosfera kita é vista como agradável. Da mesma forma, bem mais de 80% dos pais inquiridos têm a sensação de que o seu filho se sente confortável no jardim de infância. Esta parte também perguntou como é que os pais percebem a relação entre os funcionários. Aqui, cerca de 70% responderam a isso como muito bom, os restantes 30% classificam o rácio como bom para muito bom. Mas também houve sugestões de melhoria relativamente ao relatório no final do dia, quando os pais apanham as crianças e que alguns gostariam de ver um melhor fluxo de informação entre si na equipa (no que diz respeito às faltas de férias, etc.). O inquérito também perguntou como é que o nome da creche é percebido. Mais de metade acha que o nome se encaixa bem com a organização. Mais de metade usa a nossa página inicial para consultar principalmente para o planeamento da creche (planeamento/ausências de férias ou horários de funcionamento/recolha). Uma família achou a página inicial insatisfatória, mas infelizmente não houve sugestões para melhorar. O que está exatamente faltando e em que medida. No entanto, a maior parte do feedback foi positivo.

1. Trabalhar com as crianças

Mais de metade do feedback considera que o trabalho dos educadores com as crianças é muito bom. A participação, ou seja, que as próprias crianças possam escolher e decidir, é importante para a maioria dos pais. A maioria quer que os funcionários do jardim de infância envolvam os pais no trabalho pedagógico. Nesta altura foi também expressa a sua opinião de que os pais gostariam de conhecer melhor o trabalho pedagógico. Seja para que os educadores aproveitem o tempo para explicar por que fazem alguma coisa ou que o jardim de infância ofereceria palestras pedagógicas sobre determinados temas. O trabalho com as crianças é muito apreciado pelos pais. A troca no final do dia é importante e desejada para muitos.

1. Cooperação com os pais

Quando surgem questões, problemas ou ambiguidades, quase 90% dos inquiridos constatam que podem aproximar-se do pessoal. Às vezes o tempo é muitas vezes um fator de problema para ser capaz de ter conversas mais longas. Mas as preocupações que ocupam diretamente podem ser clarificadas. Cerca de 80% consideram o tratamento de reclamações ou feedback muito bom e bom. Isto é muito gratificante, pois esforçamo-nos para resolver os problemas e todos nos focamos no bem-estar da criança. Mais de metade quer mais discussões individuais e está certo de que esta medida consolidará a forma de cooperação. Também nos interessava o que pensa sobre a informação oral e escrita entre o jardim de infância e os pais. A maioria acha que a informação é boa, mas gostaria de ver mais conteúdo educativo. Alguns observaram que algumas das informações são demasiado curtas, todos acham que o folheto informação é bom e agradecem por isso. No que diz respeito ao trabalho educativo, o feedback dos pais é exatamente metade. 50% gostaria de saber mais sobre o trabalho educativo e gostaria de informação sobre o conceito pedagógico do jardim de infância. A outra metade não quer mais informações sobre o trabalho educativo. Isto não coincide propriamente com as declarações sobre o desejo de palestras mais pedagógicas.

1. Contacto com os pais entre si

Metade acha que o contacto entre os pais é menos importante. A maioria das pessoas acha as atividades do kita neste contexto satisfatórias para o bem.

1. Cooperação com outras instituições

Mais de metade gostaria de ver uma cooperação mais estreita com o jardim de infância e a escola. As restantes respostas gostariam de ter uma cooperação mais profunda com o grupo de reprodução.

1. Nutrição/Menu

Aqui quisemos saber como avalia a nutrição do jardim de infância e se há na maioria das ideias dos pais que devem ser incluídas no planeamento das ementas. Quase todos acham que a nutrição do jardim de infância é muito boa. No entanto, houve vários feedbacks que diferem muito. Aqui está um excerto de feedbacks individuais. Há alguém que pensa que menos hidratos de carbono devem ser preparados, como algumas crianças acham-nos obesos. Outro feedback foi que havia muito pouco z’Vieri e gostaria de mais. Aqui pode ver como o feedback é diferente, é difícil responder a todos os desejos porque são em parte contraditórios uns com os outros. É uma preocupação central nossa que as crianças sejam e permaneçam saudáveis. É por isso que também cozinhamos depois do Fourchette Verte. Para mais informações consulte:

Alguém expressou o desejo de que um plano de menus fosse visível. Para todos os presentes novamente para informação: O plano de menus realmente pendura todas as semanas na parede de informação no bengaleiro. Aparentemente, não é percebido por todos. Se alguém não sabe onde, por favor, pergunte aos educadores brevemente.

1. Organização / Equipamentos

Houve um total de cinco abstenções nos tempos de recolha. Aqui não é claro porquê – a pergunta foi formulada de forma incompreensível na melhor das hipóteses? Há vários feedbacks sobre onde podemos reagir. Basicamente, todos aqueles que também responderam a algo notaram que estão satisfeitos. Alguns queriam uma mesa de mudança na área de entrada para os mais pequenos para que pudessem ser melhor colocados no inverno.

Aimée Scotoni Kitaleitung

Noite dos Pais

Os temas da Noite dos Pais 2019 foram “Participação” e “Parceria Educativa”.

Participação significa participação, inclusão. É muito importante para nós deixar as crianças terem uma palavra a dizer. Por exemplo, podem decidir o que querem brincar com quem, onde querem sentar-se ao almoço, se querem estar no Znüni/Zvieri ou se preferem jogar. Também decidem quando perguntamos aos adultos se podemos ajudar. Oferecemos às crianças um enquadramento em que podem mover-se o mais livremente possível. Ter uma palavra a dizer, ser ouvido e levado a sério fortalece a sua auto-confiança. Ajuda que se transformem em personalidades independentes.

O nosso objetivo para esta noite juntos foi aproximar o tema da “parceria educativa” aos pais. Os pais fazem parte da creche.

A cooperação é muito importante para nós. O nosso desejo é uma parceria igualitária, em que se está constantemente em troca e mantém uma boa relação. O interesse comum nas crianças ajuda a colocar o seu desenvolvimento e apoio em primeiro plano. Desta forma, os dois mundos de vida das crianças (família e jardim de infância) podem ser otimizados.

Fizemos algumas perguntas, que depois discutimos em grupos.

• Como se sente quando leva os seus filhos à creche?
  • Sente-se bem-vindo?
  • Gostaria de ver mais, conseguir mais?

Estas conversas ajudaram-nos a melhorar a nossa cooperação com os pais. Através da troca constante, conhecemos ainda melhor as famílias e, portanto, cada criança individual.

Países do Projeto

De janeiro a março de 2019 estávamos em uma viagem de campo. Da Suíça a viagem começou para a Lapónia. Como quase não tínhamos neve neste inverno, vivemos ainda mais dias brancos na Lapónia. As crianças aprenderam quais os animais que vivem lá e quais as roupas necessárias para que não congele. Fomos autorizados a ver o que são as Auroras Do Norte e repintámo-las. Também o edifício iglu não podia estar desaparecido.

Depois do ambiente frio, era hora de ir para o calor. O voo para a Austrália demorou várias horas. Fomos recebidos diretamente pelos cangurus saltitantes e pelos ursos koala escalando. Nos dias seguintes visitámos os aborígenes e pintámos quadros que já têm muitos anos. Duas crianças que estavam de férias na Austrália na época disseram-nos, após o seu regresso, o que tinham experimentado e que estava sempre quente. Mas também colocamos os pés na areia e no mar.

A última paragem da nossa viagem foi na Grécia. Conhecemos a música grega e ensaiámos uma dança grega. Gostávamos tanto disto que repetimos quase diariamente. Com panos brancos e elementos reconstruímos as casas azul-branca da Grécia. Com aguarela, as crianças pintaram as suas próprias criações da bandeira do país.

Sabrina Schmutz

Reunião com o grupo de jogos tipi Müntschemier

No ano passado, encontrámo-nos duas vezes com o grupo de jogadas. Em fevereiro, vieram ter connosco no jardim de infância e juntos sacudimos uma fina manteiga que podíamos espalhar no pão caseiro para o Z’Nüni. Aqueles que sentiam que ainda podia adicionar ervas à manteiga. Algumas crianças desfrutaram da fina leiteira resultante que tinha o sabor fresco e fino da manteiga.

Em maio, visitámo-la na tenda. As crianças do jardim de infância desfrutaram das grandes ofertas de brincadeiras lá. Por exemplo, brincaram com o caminho-de-ferro aquático e madeira serrada. O ponto alto do dia foi a produção conjunta de bolas de sementes. Algumas crianças quase não conseguiam enlamear-se com a terra molhada e depois formar bolas. Finalmente, todas as crianças presentes foram capazes de levar para casa algumas balas. O que cresceu com isto?

tremendo, tremendo, tremendo; isto exigia um monte de resistência e força

As Bolas de Ervas e Sementes de Flor

Tempo livre de brinquedos

Durante três meses, os brinquedos (no grupo e no jardim) são enviados de férias. Juntamente com as crianças, colocamos as coisas em caixas e as colocamos no porão. No período em que muitos pais nos trouxeram materiais, como garrafas de plástico, papel, tecidos, madeira, etc., que agora podemos usar muito bem. Nas primeiras semanas, cada vez mais usamos papel e cartão. Agora uma caixa normal torna-se um carro ou era um foguete…?

Depois disso, são utilizados materiais naturais, tecidos, mesas e materiais plásticos. As ideias das crianças enchem a sala. As histórias são inventadas, os carros são construídos, uma cozinha é feita. As pessoas riem- se, discutem, aborrecem-se, nunca têm tempo suficiente para todos os planos que fizeram. As crianças também praticam como os conflitos podem ser resolvidos em um grupo e muito mais. Sem brinquedos durante três meses – uma experiência inesquecível para as crianças grandes e também para os filhos de Gruppe Schwalbe.

O projeto do tempo livre de brinquedos não deve, de modo algum, ser dirigido contra os brinquedos, porque isso é extremamente importante para o desenvolvimento e a criatividade das crianças e faz parte do seu ambiente de vida. É apenas dirigida contra a acumulação de brinquedos pré-fabricados, que dão às crianças pouca oportunidade para desenvolverem as suas próprias ideias e fantasias.

O objetivo do tempo livre de brinquedos é desenvolver a imaginação e a criatividade individuais das crianças e dar-lhes a oportunidade de descobrir e explorar livremente o seu ambiente. As crianças devem concentrar a sua atenção em si mesmas, nos seus semelhantes seres humanos e na natureza. O tempo livre de brinquedos desafia as crianças em áreas que recebem pouca atenção no dia-a-dia normal e dá às crianças novos incentivos para o desenvolvimento individual.

Beate Kiewel

Noite de Kita

Alguns dias antes, um tema em particular estava muito presente entre as crianças mais velhas, o Kita Nacht. A antecipação era enorme e muitas questões surgiram.

O que haverá para comer, onde as crianças vão dormir e quem terá um brinquedo de pelúia com eles?

Quando o grande dia se aproximava, todas as crianças se reuniam com sacos e maços em frente ao jardim de infância e despediam-se dos pais.

Com uma caminhada em direção à floresta a aventura começou, havia muito para ver, então alguns estavam um pouco cansados no caminho de volta. Assim, a alegria era ainda maior quando estávamos de volta ao jardim de infância e uma história da criança Gruffalo nos aguardava lá. Todos ouviam atentamente. Quando descobrimos que a criança Gruffalo estava escondida no jardim de infância, as crianças eram imparáveis. Imediatamente todos foram à procura, até que finalmente encontramos o que procurávamos no grupo Schwalbe. Lá já esperávamos o jantar, cachorro-quente e molho vegetal, que foi muito bem recebido por todas as crianças.

Depois de todos terem sido reforçados novamente, fizemos uma máscara Gruffalo juntos que as crianças levaram para casa como recordação. Então já era hora de vestir o pijama e entrar no saco de dormir. As crianças queriam ouvir a história da criança Gruffalo novamente, após a qual todos adormeceram contentes.

Na manhã seguinte, tomamos o pequeno-almoço com os pais e as crianças animadamente contaram o que tinham vivido.

Samira Schorno

Direitos

Numa das nossas reuniões de equipa, pudemos refrescar os nossos conhecimentos sobre o tema dos direitos das crianças e lidar com isso novamente como uma equipa.

“As Nações Unidas compilaram, escreveram e assinaram estes “direitos das crianças” em 1989 .

Todos, menos um país, assinaram o acordo. A elevada taxa de reconhecimento atesta um compromisso mundial com os direitos das crianças e sublinha a sua importância. A implementação ocorre a nível nacional, aqui existem grandes diferenças entre cada Estado. Em 1997, a Convenção sobre os Direitos da Criança foi reconhecida na Suíça.

1. Direito à igualdade

2. O direito à saúde

3. O direito aos cuidados parentais.

4. O direito à privacidade e à honra pessoal.

5. O direito à proteção na guerra e em fuga.

6. O direito à proteção contra a exploração e a violência.

7. O direito de brincar, lazer e descanso.

8. O direito de cuidar em caso de deficiência.

9. O direito à expressão, à informação e à audição.

10. O direito à educação

Contribuição para o tema dos direitos das crianças pelo nosso aprendiz Sandro Wiesler

Ritual do Advento 2019

Estamos a preparar-nos para uma visita. No canto onde ocorre o círculo matinal, o escurecimento é feito com a ajuda de cortinas escuras e as luzes no cesto do Advento e calendário são ligados. Jovens e velhos aguardam ansiosamente. Bruno vem visitar-nos todas as manhãs de dezembro. Bruno é um esquilo que vive num ninho de cascas rodeado de neve de lã. Colecionou muitas nozes nas últimas semanas para ter comida suficiente para o próximo inverno. Infelizmente, Bruno tem esta.

uf o caminho para o ninho perdido. As nozes são avelãs-das-bruxas, são douradas e coloridamente modeladas. Todas as manhãs pede a uma criança que o ajude a recolher uma noz. Isto pode escolher uma deitada na neve de lã e deitar-se no ninho de Bruno. A cada dia que passa, o ninho torna-se mais cheio e no caminho há cada vez menos nozes para recolher. As crianças sabem que quando não há mais nozes no caminho, é Natal. No final, o ninho de Bruno está tão cheio que ele próprio quase não tem mais espaço. Para ganhar um pouco de espaço, dá algumas das nozes. Agora passa o descanso de inverno com mantimentos suficientes no ninho e sonhos de primavera.

Daniela Sommer-Schmutz

Reabertura do grupo de bebés em novembro de 2018

Na segunda-feira, às 17h118, abrimos a porta ao nosso novo grupo. A equipa tem feito um grande trabalho preparatório com muito empenho e recebeu forte apoio dos pais.

Os primeiros dias foram especiais para todos os envolvidos, porque estavam a surgir muitas coisas novas para as crianças e os cuidadores e todos estavam curiosos sobre os desafios que nos esperam. Para as crianças (4 meses – 2 anos) que eram novas neste grupo, foi uma grande mudança. Para eles havia novos brinquedos que podiam explorar as novas salas, com a equipa a apoiar as crianças com sensibilidade e mindfulness. De semana em semana a que nos habituámos à nova situação.

É bom para as crianças grandes e pequenas que, apesar dos grupos separados, ainda temos contacto uns com os outros e, portanto, estamos ligados uns aos outros. Assim, os mais novos têm oportunidades isoladas para aprender com as crianças mais velhas. Claro que o contacto entre as crianças como parte da nossa rotina diária é de grande importância para a equipa.

Começamos e terminamos o nosso dia-a-dia juntos. Depois do círculo matinal, as andorinhas sobem e realizam o seu programa diário. Passeios e visitas ao jardim fazem parte do dia-a-dia. Isto dá às crianças a oportunidade de ganhar experiência ao seu próprio ritmo.

Passou um ano inteiro desde a abertura. As crianças andorinhas e a sua rotina diária desenvolveram-se cada vez mais e continuam a descobrir e a redesenhar o mundo. Quando as crianças do grupo de andorinhas têm 18 meses a 2 anos, voam até aos falcões e, assim, assumem o lugar das crianças que vão para o jardim de infância ou saem do jardim de infância por outras razões. Ao mesmo tempo, as andorinhas têm sempre um novo crescimento de bebés que vêm ao jardim de infância. Isto resulta num ciclo contínuo ao qual nos habituámos lentamente.

Janine Balsiger

Impressões ao longo do ano

Atividades em grupo

Nova cozinha de jogo no jardim

Grupo Schwalbe

Boca de criança

N. olha para a incubadora e aponta para o bibili que acabou de eclodir e diz: “Lueg es isch usbrächt”

Daniela pergunta: O que é isso e aponta para uma imagem;

P.: «Articulação e dente» (número de choque)

W. zu K.: «Gäu das isch üsi Dekorierig womer jetzt mache» e pendura panos.

S. vê um verme morto no chão e coloca-o na relva e diz: Agora chan he nüme wurmle.

Pessoal

Os nossos colaboradores:

• Aimée Scotoni Diretor do Jardim de Infância / Professora do Jardim de Infância
• Sabrina Schmutz Adjunta Kitaleitung / FaBe K
• Sabine Huwiler Playgroup Leader/FaBe K &
Líder do Grupo
• Samira Schorno FaBe K EFZ
• Janine Balsiger FaBe K EFZ / Gestão do Grupo
Grupo Schwalbe

• Irene Kapp Professora/co-educadora primária
• Beate Kiewel FaBe K Grupo Swallow
• Joanna Jampen co-educadora / jumper
• Sonja Kiener Kita Grosi & Springerin
• Melanie Schaller estagiária a partir de 1.8.18
• Sandro Wiesler estagiário a partir de 01.08.2017
• Christa Vaglietti Cook de maio de 2017

Damos as boas-vindas:

• Daniela Sommer 1.8.19 Estagiários num procedimento encurtado (2 anos)
  • Annina Braune de 1 de maio de 2019 como co-educadora

Desejamos-lhe tudo de bom:

• Após seis meses de formação, Melanie Schaller percebeu que a profissão FABE K não corresponde à sua natureza e deixou-nos em fevereiro. Desejamos-lhe as maiores felicidades no seu percurso profissional. Joanna Jampen decidiu mudar de emprego e apoiar-nos como saltadora de estrangulamentos. Estamos ansiosos por isso.
O Pinóquio Kita em números

A nossa capacidade de utilização nos últimos 10 anos:

Operação Ano Crianças supervisionadas Lista de espera
1º ano 2009 20 3
2º ano 2010 21 9
3º ano 2011 28 12
4º ano 2012 28 18
5 anos 2013 33 21
6 anos 2014 30 10
7 anos 2015 38 3
8 anos 2016 37 12
9º ano 2017 39 13
10 anos 2018 40 19
11 anos 2019 54 32

2018: Admissões: 27 | Renúncias: 20

Comissão Executiva anual do Relatório 2019

Do ponto de vista do presidente da Comissão Executiva, 2019 foi um ano muito intensivo e, entre outras coisas, um ano turbulento – pude assumir este novo desafio como Presidente este ano. O jardim-de-infância tem experimentado muitas inovações, a começar pelo novo grupo e muitas caras e histórias novas – paradas, com muitas novas perspetivas e tarefas para o próximo ano.

Além do meu trabalho como presidente interino, sou também mãe de uma das crianças do jardim de infância. Congratulo-me por fazer uma breve revisão do ano com base em ambas as funções. Gostaria também de vos apresentar ao conselho de administração e ao seu trabalho. A Comissão Executiva é agora constituída por mulheres muito diferentes, com diferentes origens profissionais. Somos responsáveis pela operacionalidade, bem como pela gestão de pessoal, juntamente com a gestão do jardim de infância. Alguns estão no jardim de infância há muito tempo (desde a fundação da creche), outros só recentemente se juntaram. Por regra, reunimo-nos uma vez por mês, juntamente com a administração da creche, para discutir todos os temas relacionados com o dia-a-dia da creche, mas também temas operacionais (como a visita anual da autoridade de supervisão, ajustamentos conceptuais, ajustamentos contratuais, negociações com o município, etc.).

Para mim, este ano foi tudo sobre a recriação do trabalho e descrições de funções. A Aimée e eu recrisomos e reescrevido todas as descrições do trabalho. É por isso que agora sei exatamente que funções e posições existem no Pinóquio kita. Ao mesmo tempo, trabalhei com a equipa para desenvolver uma nova declaração de missão. A equipa fez um grande trabalho. Como membro do conselho de administração, também pude fazer a minha parte e também tinha notado nas várias reuniões como a equipa lida profissionalmente com o tema e como todos estão comprometidos. Com muito suor e paixão, foi criada uma nova imagem na qual cada funcionário pode e deve identificar. Sugiro ler esta imagem recém-criada. Diz tudo sobre a atitude dos empregados e o tratamento dos nossos filhos.

No final do verão, houve uma corrida de patrocinadores onde recolhemos dinheiro para uma nova escalada. Além das contribuições dos pais, houve também outros patrocinadores que doaram um grande “Bazen” – muito obrigado a todos os patrocinadores! Como resultado, as crianças em breve poderão experimentar novas aventuras no jardim do jardim de infância.

Achei o tempo livre de brinquedos muito excitante. Os pais trouxeram tantos objetos com eles. Graças a si, as crianças foram capazes de descobrir brinquedos de uma forma totalmente nova. Pessoalmente, achei que esta ideia era brilhante e juntei-me à equipa, não é contra os brinquedos, mas apenas por causa da ideia – quanto é que realmente “precisa”. Para sermos honestos, estou convencido de que todos encontramos brinquedos nos quartos das crianças que não são necessários pelas crianças. De vez em quando levo brinquedos do berçário e fico espantado por descobrir que a nossa filha não sente a falta deles. Achei a ideia muito valiosa como entrada – também para mim.

A pesquisa dos pais foi muito emocionante para mim como pai – também participei – mas também como membro do conselho de administração. Como creche, só podemos melhorar por causa do que nós, como pais, damos para feedback – é por isso que os meus agradecimentos vão muito para todos os pais que participaram no inquérito. Deu um contributo muito valioso para os tópicos que iremos tratar no futuro para o trabalho dos pais.

No ano passado, a equipa fez um esforço invulgar devido à escassez de pessoal não planeado. É importante para mim que saibam que estamos conscientes e que estamos a trabalhar na procura de boas soluções que devam absorver esses estrangulamentos no futuro. Gostaria de agradecer a todos os colaboradores – mesmo que sempre tenham havido momentos tempestuosos – estou cheio de confiança de que vamos aproveitar o próximo tempo para conhecer de novo a equipa e que todos vão encontrar o seu papel nas duas equipas, mas também no seu conjunto. Desejo-vos a todos que se sintam confortáveis durante o vosso trabalho e esperemos que nós, no Conselho, possamos contribuir com uma parte suficiente para isso. Seria ideal se se pudesse desenvolver profissionalmente e pessoalmente e encontrar espaço para ele durante o horário de trabalho e no jardim de infância.

Por último, gostaria de dar uma breve perspetiva sobre o próximo ano. Como antes, a nossa direção não está completa – se alguém se sentir endereçado e quiser trabalhar no conselho de administração ou quiser contribuir com o seu conhecimento, ele ou ela é cordialmente convidado e bem-vindo! Esta pessoa teria todo o gosto em contactar a Aimée ou eu. No verão haverá uma grande mudança nas nossas tarifas. Devido às exigências do cantão, temos de lidar com um novo sistema de registo dos nossos dados salariais, etc. Para os pais, há uma grande mudança em termos de lugares subsidiados. Para mais informações, organizamos uma noite de informação às 16h3.2020.

Ao mesmo tempo, todos os colaboradores e a Comissão Executiva irão rever e reescrever o novo conceito pedagógico e o conceito operacional.

Por último, mas não menos importante, a gestão do pessoal e o dia-a-dia estão sempre em movimento. Temos muitos planos, é apenas possível juntos – vamos enfrentá-lo!

Miriam Trafelet-Neuhaus, Presidente a.I.